thebiggestandbestchallengeofmylife

Sunday, February 17, 2008

Joga o paio, carne seca, toucinho no caldeirão... E vamos botar água no feijão!!


Domingo de sol, cd de Zeca Pagodinho tocando e eu preparando uma feijoada... Isso porque inventei de fazer um "almoço brasileiro" pra "festejar" o carnaval e pra despedida de Laura (que vai embora dia 22/02). Então a 1a. coisa que vem à cabeça é feijoada com caipirinha, né?!? =] O único detalhe é que nunca nem tinha feito feijão na vida... Mas é isso aí... Pra tudo se tem uma primeira vez... Antes de passar para os detalhes, deixa eu dizer quem está na foto aí acima (pra quem ainda não decorou o nome da galera)... Começando do canto inferior esquerdo e indo no sentido horário: Oana (romena), Guillaume (francês), Richard (francês), Diego (brasileiro), Laura (argentina), Anderson (brasileiro), Daniel (argentino) e Cody (francês).

Vamos à odisseia... Na verdade, coloquei os feijões de molho na sexta à noite e passei a tarde de sábado no supermercado. Isso porque foi um pouco difícil achar os ingredientes... A couve não teve jeito. Ficou sem mesmo... Mas ao menos depois de sair do supermercado eu fui (de novo) até o mercadinho de produtos exóticos e achei a "semoule de manioc" ou seja, a farinha pra fazer farofa! =]

No sábado à noite eu passei a cebola com tomate e pimentão na centrífuga (emprestada) e coloquei a costela de porco de molho, mas nem precisava, porque aqui eles não vendem salgada. Vendem no ponto pra cozinhar e comer. Mas, tudo bem. No domingo eu coloquei os temperos na panela e o feijão pra cozinhar. Enquanto isso, coloquei as linguiças pra cozinhar separadamente, porque notei que não era possível cortá-las em rodelas porque elas se despedaçavam. Depois cortei e coloquei junto com o feijão. No total, o feijão passou quase 3 horas no fogo... Nos últimos 15 minutos eu me zanguei e já queria atirar a panela pela janela... Ao invés disso eu coloquei o feijão na panela de pressão (emprestada) pra acelerar o processo, porque já eram 13:30 e todo mundo estava faminto. Aí provei, vi que o tempero estava ótimo (modéstia à parte) e o feijão estava mole, mas não tanto quanto costumamos comer. Mesmo assim eu tirei logo do fogo e servi... Em menos de meia-hora não tinha mais nem uma gota.

O chato é que fiz pouco. Fiz 1/2 kg de feijão, com 250 gr de linguiça "merguez" (apimentada tipo calabresa), 150 gr de linguiça "chipola" (não tão apimentada) e 250 gr de costela de porco (aproveitei um pedaço de osso que tinha pra colocar no feijão e dar gosto). Isso tudo junto só deu pra encher uma tigelinha de nada. Comprei tigelinhas descartáveis pra todos e cada um repetiu uma vez, mas acho que se tivesse mais, teriam comido mais.

Anderson trouxe bastante arroz (não sobrou quase nada) e eu fiz 1/2 kilo de farofa (com um pouco da linguiça), mas fui inventar de fazer temperada como a da minha mãe e acabei colocando pimenta do reino demais... Coloquei mais farinha, mais manteiga, mas assim mesmo ficou forte. Mas também acabou (sobrou só um pouco que não estava cabendo na tigela). Mas preciso melhorar minha farofa. Manda a dica passo a passo pra mim!!! =] Além disso, cortei laranjas em rodelas que também acabaram rapidinho.

Pra beber eu comprei vinho (com feijoada?!?), refrigerante e suco. Anderson trouxe caipirinha, um amigo trouxe cerveja e outro trouxe um bolo de chocolate de sobremesa. Pra completar, não me lembrei de comprar nada pra entrada, então o jeito foi pegar o que tinha. Só tinha um pacotinho de pistache. E no final, fui fazer café pra todos. Ainda bem que tinha comprado por acaso no sábado..

Foi tudo bem legal. O chato foi ficar subindo pra buscar (e olhar o feijão) as coisas e descendo pra cafeteria (onde ficamos), porque lá não tem cozinha. Mas foi bem divertido. No fim, cada um se ocupou de uma coisa (lixo, arrumar mesas e cadeiras, juntar coisas pra levar pro apartamento etc) e eu só tive que passar pano nas mesas e varrer o chão. A louça é que foi grande. Mas lavei tudo, aproveitei pra fazer faxina no meu ap e depois guardei toda a louça. Foi tranquilo.

Resumo da ópera: todo mundo adorou a feijoada! Disseram que estava muito boa. Só Anderson que disse que estava muito boa, mas que preferia os grãos um pouco menos duros. Até o outro brasileiro (Diego) adorou. Mas a farofa ficou ruim. Ninguém reclamou porque não conhece a "boa". =P Mas também, me dêem o desconto, né? Uma coisa de cada vez! =P Um dia eu chego lá! =]

Beijooos com sabor de feijão.

4 comments:

Fabricio said...

Eita... fazendo inveja de comer feijoada! :-P Legal que o pessoal gostou... ;-) e sobreviveu depois. :-P

Fabricio said...

Agora que notei... "Beijooos com sabor de feijão"?! Hahaha. :P

Márjory Cristiany Da Costa-Abreu said...

Ei, quem é "igual a tua" que vc se refere???

Unknown said...

Tu fazendo feijoada???
É déeemais!!!
:P